Compósitos Reforçados com Fibras Poliméricas
Este trabalho tem como foco o estudo de Compósitos Reforçados com Fibras Poliméricas. E nosso objetivo principal é passar uma breve definição acerca dos compósitos reforçados com fibras como um todo.
Compósitos Reforçados com Fibras:
Compósitos Reforçados com Fibras são aqueles em que a fase dispersa encontra-se na forma de uma fibra. Dentre seus objetivos de projetos, são consideradas a resistência e a rigidez alta em relação ao seu peso. As características são conhecidas como resistência específica e módulo específico, correspondem às razões do limite da resistência à tração em relação à densidade relativa.
Um material frágil em forma bruta tem sua resistência muito menor do que uma fibra com menor diâmetro. A probabilidade de que ocorra um defeito crítico capaz de levar à uma fratura diminui com uma redução no volume da peça, e isso é usado como uma das vantagens nos compósitos reforçados com fibras. Além disso, os materiais usados como fibras de reforço possuem elevados limites de resistência à tração.
Os materiais classificados como fibras são materiais policristalinos ou amorfos possuem diâmetros pequenos e são, geralmente, polímeros ou cerâmicas, como as aramidas poliméricas, o vidro e o carbono.
Compósitos Reforçados com Fibras Poliméricas:
As fibras poliméricas:
Uma fibra polimérica pode ser descrita como um polímero cujas cadeias são estendidas em linha reta (ou quase reta), uma ao lado da outra ao longo de um mesmo eixo.
Os polímeros dispostos em fibras podem ser fiadas e utilizadas como têxteis. Alguns dos polímeros que podem ser usados como fibras são o polietileno, polipropileno, nylon®, poliéster, Kevlar ®, Nomex ®, poliacrilonitrilo, celulose e poliuretano.
Fabricação da fibra polimérica:
Grande parte das fibras sintéticas pode ser fabricada por meio da extrusão, onde o polímero fundido é forçado a passar por pequenos orifícios para formar os filamentos contínuos de polímero. No estado inicial, os polímeros