Computação
Contexto Histórico. O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas que surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao Realismo e ao Naturalismo. A partir de 1881, na França, pintores, autores teatrais e escritores, influenciados pelo misticismo advindo do grande intercâmbio com as artes, pensamento e religiões orientais - procuram refletir em suas produções a consonância a estas diferentes formas de olhar sobre o mundo, de ver, e demonstrar o sentimento. Marcadamente individualista e místico, foi com desdém apelidado de "decadentismo" - clara alusão à decadência dos valores estéticos então vigentes. Mas em 1886 um manifesto traz a denominação que viria marcar definitivamente os adeptos desta corrente: simbolismo.
Simbolismo no Brasil. No Brasil, dois grandes poetas destacaram-se dentro do movimento simbolista: Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens. No primeiro, a angústia de sua condição, reflete-se no comentário de Manuel Bandeira: "Não há (na literatura brasileira) gritos mais dilacerantes, suspiros mais profundos do que os seus".Também do sul do país, Dario Vellozo foi um autêntico representante do movimento.
Características do Simbolismo
• Misticismo e espiritualismo
Os simbolistas negam o espírito científico e materialista dos realista-naturalistas, valorizando as manifestações místicas e mesmo sobrenaturais do ser humano.
• Subjetivismo
Os simbolistas terão maior interesse pelo particular e individual do que pelo geral e universal. A visão objetiva da realidade não desperta mais interesse, e sim a realidade focalizada sob o ponto de vista de una indivíduo.
• Tentativa de aproximar a poesia da música
Para conseguir aproximação da poesia com a música, os simbolistas lançaram mão de alguns recursos, como a aliteração, por exemplo.
• Expressão da realidade de maneira vaga e imprecisa
• Ênfase na sugestão
Um dos princípios básicos dos simbolistas era sugerir através das palavras sem