computação ubigua
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DE SISTEMAS
CURSO: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
PROFESSOR: WILTON OLIVEIRA FERREIRA
TURMA: 602841NA TURNO: NOITE
ALUNOS: JOSÉ RICARDO DE ARAUJO WLADMIR FAUSTINO RAFAEL POLIMENI
RECIFE
2014
Conceitos de Sistemas.
- Um todo organizado ou complexo; um conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário.
Classificação de sistemas
Constituição;
-Sistemas fisicos ou concretos: Compostos de equipamentos; objetos ou coisas reais. É o hardware.
-Sistemas abstratos ou conceituais: compostos por conceitos, planos, hipóteses ou idéias. É o software.
Natureza;
-Sistemas fechados: não apresentam intercâmbio com o meio ambiente externos . São herméticos; não estão sujeitos às inflências ambientais. Não recebem e nem produzem recursos externos. Sob o ponto de vista da TS são sistemas que apresentam um comportamento totalmente deterministico e programado, operando com muito pequeno intercambio de materia e energia com o meio ambiente;
- Sistemas abertos: apresentam intercambio com o ambiente por intermedio de entradas e saidas. Têm uma grande capacidade de adaptação; austam-se ao meio ambiente para sobreviver. Através da interação com o meio ambiente, os sistemas abertos restauram sua própria energia, reparando perda em sua própria organização.
Entradas, Saidas e Limites;
-Importação(Entradas): Recebe insumos do ambiente, necessitando de suprimentos renovados de energia de outras instituições, pessoas ou do meio ambiente material;
-Exportação(Saidas): Após o processamento das entrtadas o resultado retorna ao meio ambiente na forma de produtos acabados, mão de obra treinada, serviços, etc.
-Limites ou Fronteiras: existem fronteiras delineadas entre sistemas e o meio ambiente externo. Tais fronteiras definem como o sistema age em relação ao ambiente e o grau de aceitação dos insumos importados.