Computação Quântica
Introdução
Como todas as ideias na ciência, levou-se um tempo para que se notasse a conexão entre os conceitos de informação e computação e as propriedades de sistemas físicos microscópicos, propriedades como emaranhamento e superposição coerentes de estados distintos estão presentes nos fundamentos da mecânica quântica, e sempre foram considerados aspectos mais estranhos desta teoria. O reconhecimento de que a informação, muito mais que um conceito matemático abstrato, é uma propriedade de sistemas físicos, levou a enormes avanços na interpretação conceitual da Mecânica-Quântica. Com a utilização da Computação Quântica a redução de tempo necessário para executar certas tarefas é de tal ordem que alguns problemas que levariam tempos impraticáveis em supercomputadores podem ser resolvidos em tempos normais em computadores quânticos, ou seja, problemas praticamente insolúveis para computação clássica passam a ser solúveis em computação quântica.
Mecânica Quântica em relação a Computação Quântica
Um dos principais conceitos propostos pela mecânica quântica que é importado para a computação quântica é o princípio da superposição. Pela mecânica quântica, uma partícula pode estar em diferentes estados simultaneamente. Isso significa que ela pode estar em diferentes posições ou diferentes tempos – passado e futuro.
Oque é QuBit?
Também conhecido como qbit, o bit quântico também assume valores 0 e 1 ao mesmo tempo, ao contrario do bit comum que assume o valor de 0 ou 1, nunca os dois ao mesmo tempo, suas informações podem ser sobrepostas umas às outras. Enquanto a base binária soma a informação de cada bit, uma sobreposição de qubits resulta na multiplicação de suas possibilidades...
Logo, 1 bit equivale a 1 qubit e armazena uma única informação. Mas enquanto 2 bits juntos armazenam