computação nas nuvens
DOM AMAURY CASTANHO
Curso:
Gestão da Tecnologia da Informação
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Cientifica Tecnológica
Computação em nuvens
INTRODUÇÃO:
O mundo está informatizado e conectado, a atenção está voltada ao que há de mais prático e veloz. Com a computação em nuvem, tudo isso é possível: versatilidade, segurança, rapidez, disponibilidade e muito mais. Os usuários têm a possibilidade de acessar os seus arquivos pessoais de qualquer lugar e também com qualquer instrumento que tenha internet, não é mais necessário arquivar fotos, músicas, documentos e até ferramentas em objetos físicos, como CDs, pendrives, entre outros; agora, tudo acontece em tempo real, é só acessar e pronto, seus mais variados arquivos estão salvos “na nuvem”.
JUSTIFICATIVA:
É importante salientar que com o constante aumento do volume de dados surge a questão de como estes dados serão armazenado. Computação em nuvens é a utilização de memória e da capacidade de armazenamento e processamento de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet. É através dela que dados poderão ser acessados a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente do tipo de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet a "grande nuvem" de computadores sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor). OBJETIVO GERAL:
Aprender mais sobre os conceitos básicos de computação em nuvens e também conferir o panorama atual desta tecnologia, uma vez que é possível encontrar cada vez mais serviços que funcionam a partir de uma conexão com a internet.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Aprender sobre os conceitos básicos sobre computação em nuvens.
Conhecer os tipos de sistemas operacionais