Computação nas Nuvens
É muito difícil conseguir identificar quais são as empresas que estariam liderando no ramo da computação nas nuvens, graças à novidade da tecnologia e ao rápido surgimento de novas e diversas ferramentas e artifícios que utilizam o mesmo. Porém, é fácil destacar como líder em computação nas nuvens as grandes empresas pioneiras no ramo, tal qual o Google, a Microsoft, a Amazon, a Apple e a IBM. (MAIA, 2008).
2. O preço dos computadores foi influenciado?
Fato é que a computação nas nuvens, inclusive hoje, já é altamente influenciadora na baixa dos preços dos computadores. Tanto os desktops, quanto os computadores portáteis e até mesmo os smartphones sofreram influencia em seus preços graças a ela. Seus arquivos, graças à nuvem, podem ser acessados de diversos dispositivos diferentes, o que aumenta muito a interconectividade entre os aparelhos. É obvio, porém, que não é somente a computação nas nuvens a determinante da tendência de baixa nos preços do mercado, diversos outros fatores como o avanço tecnológico e a alta produtividade das fabricas também influem este fenômeno. (MÜLLER, 2008).
3. Sistemas Operacionais
Há a possibilidade de, com o avanço da tecnologia da computação nas nuvens, o sistema operacional LINUX ganhar um significativo aumento de mercado, graças a sua gratuidade e à baixa necessidade de recursos exigidos pela computação nas nuvens, sendo a maior delas um bom browser. Com a sua área de trabalho sendo online, a necessidade maior será a de que os softwares como os sistemas operacionais e outros migrem para a internet, e que estes sistemas sirvam apenas para suportar o seu browser. Isto tende a se estender também para os sistemas operacionais de plataformas mobile, como o Android, do Google, o Windows Phone, da Microsoft, e o IOS, da Apple. (MÜLLER, 2008).
4. Custo da Internet
Apesar do grande atraso brasileiro comparado aos países de primeiro mundo, no que tange o valor e a disponibilização de serviços