COMPUTAÇÃO GRÁFICA APLICADA À ARQUITETURA E URBANISMO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei apresentar a computação gráfica aplicada à arquitetura, pretendo de forma clara e simples mostrar a importância dessa ferramenta aos profissionais da área de arquitetura, engenharia e designer.
CONCLUSÃO
Concluiu-se que os efeitos tecnológicos da computação gráfica é uma vertente conclusiva e irreversível para o processo construtivo e representativo na projeção dos espaços arquitetônicos.
1 RESUMO
Compreender a importância da aplicação do vasto universo da computação gráfica como ferramenta de construção em projetos arquitetônicos pode favorecer a reflexão sobre a total migração de profissionais e escritórios de arquitetura do método tradicional para o campo virtual. Tornaram-se indispensáveis os recursos da computação gráfica na arquitetura contemporânea, as vantagens sobre o trabalho manual desde a velocidade nas alterações de projetos até a apresentação de “protótipos virtuais vivos”. O objetivo desse estudo foi idealizar um panorama investigativo que pudesse explicar a evolução sistemática da computação gráfica nos projetos arquitetônicos e como profissionais da área atuam e adéquam seus escritórios com os inumeráveis elementos virtuais compositivos.
2 COMPUTAÇÃO GRÁFICA APLICADA À ARQUITETURA Desde os anos de 1990 que a Computação Gráfica (CG) é conteúdo obrigatório nos cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil. De lá para cá o ensino das disciplinas ligadas à CG tem passado por um processo de mudança significativa, que vai, como assinala Nadelli (2006), do ensino de ferramentas gráficas computacionais de substituição dos