computação em nuvens
Uma das vantagens da computação nas nuvens é que é possível, acessar os dados e aplicações de qualquer lugar onde você esteja , desde que haja uma conexão com qualidade de sinal com a internet, o que traz muita flexibilidade e mobilidade para os usuários. Outra coisa que é possível para o usuário- graças ao modelo de pagamento- pagar somente o que necessita, evitando desperdício de recursos. Também graças à escalabilidade é possível ampliar a disponibilidade de recursos conforme o usuário necessite. Esta flexibilidade possibilita que os riscos com infraestrutura sejam minimizados, já que a empresa não vai precisar comprar muitos recursos físicos e também não assume responsabilidade pela estrutura contratada.
Outras flexibilidades, consistem na facilidade de utilização dos serviços e compartilhamento de recursos, além da confiabilidade dos serviços já que as empresas que oferecem esses serviços são avaliadas pela reputação, e principalmente pela capacidade de manter os dados seguros.
São expressivos os benefícios obtidos com esta tecnologia, tanto para as grandes corporações , seja pelo grande apelo econômico ou pela flexibilidade e dinamicidade proporcionada, quanto para o usuário comum, que usufrui da mobilidade, integração e inteligência das aplicações.
-Desvantagens:
Dentre as maiores desvantagens da computação em nuvem são pontos-chave para evolução e adoção da mesma: segurança, escalabilidade, interoperabilidade, confiabilidade e disponibilidade.
Com relação à segurança este é o desafio mais visível a ser enfrentado, pois a informação que antes era armazenada localmente agora irá localizar-se na nuvem, em um local onde não se sabe precisamente onde é e nem que tipos de dados estão sendo armazenados junto a ela. Isso porque a privacidade e a integridade são itens de suma importância, pois especialmente em nuvens públicas existem grandes exposição de ataques. Dentre os requisitos necessários para evitar a violação das informações