computação em nuvem
1.1. Problemática
Computação em nuvem é uma tendência recente de tecnologia cujo objetivo é deslocar a localização de toda a infraestrutura computacional, de modo que a infraestrutura se localize na rede, os aplicativos e os dados dos computadores pessoais e portáteis são movidos para grandes centros de processamento de dados. Cria-se, assim, uma camada conceitual, uma nuvem, que esconde a infraestrutura e todos os recursos, mas que apresenta uma interface padrão que disponibiliza uma infinidade de serviços.
Para utilizarem os serviços, os usuários necessitam apenas ter em suas máquinas um sistema operacional, um navegador e acesso a Internet. Todos os recursos computacionais estão disponíveis na nuvem e as máquinas dos usuários não necessitam ter altos recursos computacionais, com isso os custos de software e principalmente de hardware podem ser consideravelmente reduzidos, diminuindo o custo na aquisição de máquinas.
Um questionamento que envolve computação em nuvem é sobre a segurança, sigilo confidencialidade e disponibilidade dos dados que nela estão.
A computação em nuvem é uma evolução dos serviços e produtos de tecnologia da informação sob demanda, também chamada de Utility Computing que tem como objetivo fornecer componentes básicos como armazenamento, processamento e largura de banda de uma rede como uma “mercadoria” através de provedores especializados com um custo por unidade utilizado. Por isso antes de aderir um serviço em nuvem é necessário analisar o custo e o benefício que este irá proporcionar, pois dependendo da utilidade que for feita, o custo poderá sair mais alto que o benefício proporcionado pelo serviço. 1.2. Justificativa
Pesquisar sobre essa nova tendência na área da computação, abordando as suas vantagens, desvantagens, os custos e a segurança envolta dela, e em que processo essa tecnologia se encontra e as expectativas para o futuro da computação em nuvem. 1.3. Objetivo
Pesquisar sobre o