Computaçao nas nuvens
O que seria hoje o termo “computação nas nuvens”? Se formos fazer uma busca sobre o assunto, iremos descobrir que o termo “Computação nas nuvens” é o mesmo que termos todos os nossos softwares que hoje estão instalados em nossas maquinas em casa, instalados em uma plataforma virtual, onde que em qualquer lugar que estivermos poderemos acessar sem precisar de uma maquina potente.
Agora se formos aprofundar nossa pesquisa, veremos que já esta sendo implantado este sistema, varias empresas já estão usando estes artifícios para ter mais facilidade e muito mais rapidez. Segundo o Google “O termo refere-se à possibilidade de utilizarmos computadores menos potentes que podem se conectar à Web e utilizar todas as ferramentas on-line, seguindo o exemplo que o Google propõe com o Google Docs, Gmail e tantas outras aplicações. Assim, o computador seria simplesmente uma plataforma de acesso às aplicações, que estariam em uma grande nuvem – a Internet.”
Vale lembrar, que como o termo não é nada novo, já existem vários sites que são praticamente sistemas operacionais on-line, além de muitos serviços que disponibilizam ferramentas fantásticas on-line. Exemplo recente da Adobe, que disponibilizou uma versão on-line do Photoshop.
Algumas empresas já estão abrindo mão de grandes maquinas potentes e se adaptando ao sistema de “computação nas nuvens” por também ser uma forma mais barata e mais pratica de equipamentos requerendo apenas um computador de porte médio em desenvolvimento e um bom sistema de internet.
Eric diz: “Que o Google está trabalhando para esta “computação em nuvens”, mostrando que a empresa tem interesse em disponibilizar cada vez mais informações e torná-las cada vez mais acessíveis, seguindo o lema da empresa e, lógico, ganhando mercado e fazendo dinheiro com este público sedento por informações.”
Fonte: UnderGoogle