Computadores De Primeira Gera O
Circuitos eletrônicos e válvulas
Uso restrito
Precisava ser reprogramado a cada tarefa
Grande consumo de energia
Problemas devido a muito aquecimento
A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas. A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade.
Além disso, a programação era realizada na linguagem de máquina, o que dificultava a programação, pois se consumia muito tempo. Um dos representantes desta geração é o ENIAC. Ele possuía 17.468 válvulas, pesava 30 toneladas, tinha 180 · de área construída.
Computadores de Segunda Geração (1955 – 1964)
Início do uso comercial
Tamanho gigantesco
Capacidade de processamento muito pequena
Uso de transistores em substituição as válvulas
A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor. O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os computadores em especial. Eles eram muito menores do que as válvulas a vácuo e tinham outras vantagens: não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam menos energia, geravam menos calor e eram mais rápidos e confiáveis.
Em seguida vieram às linguagens de alto nível, como, por exemplo, Fortran e COBOL. No mesmo período surgiu o armazenamento em disco, complementando os sistemas de fita magnética e possibilitando ao usuário acesso rápido aos dados desejados.
Computadores de Terceira Geração (1964 – 1977)
Surgem os circuitos integrados
Diminuição do tamanho
Maior capacidade de processamento
Início da utilização dos computadores pessoais
A terceira geração de computadores é marcada pela utilização dos circuitos integrados, feitos de silício. Também conhecidos como microchips, eles eram construídos integrando um grande número de transistores, o que possibilitou