Computadores Analógicos e Quânticos
Computadores Analógicos
Computadores Quânticos
Computador Analógico
O computador analógico é uma forma de computador que usa fenômenos elétricos, mecânicos ou hidráulicos para modelar o problema a ser resolvido. Genericamente um computador analógico usa um tipo de grandeza física para representar o comportamento de outro sistema físico ou função matemática. A modelagem de um sistema físico real num computador é chamado de simulação.
Componentes
Computadores analógicos geralmente têm um sistema complicado, mas possuem, em seu núcleo, um conjunto de componentes-chave que realizam os cálculos, os quais o operador manipula através do sistema do computador.
Componentes-chave hidráulicos podem incluir canos, válvulas ou torres;
Componentes mecânicos podem incluir engrenagens e alavancas;
Componentes elétricos podem incluir: Potenciômetros, amplificadores operacionais, integradores, e geradores de funções.
As operações matemáticas básicas usadas num computador analógico elétrico são: Soma, inversão, exponenciação, logaritmo, integração com respeito ao tempo, diferenciação com respeito ao tempo, multiplicação e divisão.
Aplicações
Computadores analógicos são normalmente criados para uma finalidade específica, como acontece em circuitos eletrônicos que implementam sistemas de controle, ou em instrumentos de medição. Nestes sistemas, os resultados da computação analógica são utilizados dentro do próprio sistema. Existem também computadores analógicos flexíveis, que podem ser facilmente configurados para resolver problemas determinados. A maioria destes computadores analógicos possui uma série de elementos capazes de serem reagrupados para resolver sistemas de equações diferenciais, por exemplo. Eles também podem simular sistemas descritos por equações matemáticas complexas.
O termo analógico se refere ao fato das grandezas físicas contínuas dentro do computador poderem