Computador EDVAC
João Vitor Comper
Introdução à Computação:
EDVAC
Blumenau – 2014
EDVAC (Electronic Discrebe Variable Automatic Computer)
O EDVAC (Electronic Discrebe Variable Automatic Computer) ou “Computador
Eletrônico de Variáveis Discretas”, sucessor do ENIAC, foi criado por Mauchy e Eckert em 1947. Seu projeto foi um sucesso na história da computação e tornou-se a arquitetura padrão para os computadores mais modernos. Seu orçamento inicial foi de
100.000 dólares
Ao contrário do ENIAC, o EDVAC não utilizava o sistema decimal, mas sim o sistema binário, além de não passar mais instruções através de cabos e válvulas, elas eram armazenadas em um material composto por um tubo repleto de mercúrio e composto também por diversos cristais. Os cristais geravam pulsos eletrônicos que se refletiam lentamente para frente e para trás, fazendo com que a informação seja retida.
Figura 1 - EDVAC
Seu projeto foi destinado a reparar alguns erros do ENIAC. O computador foi programado para realizar a adição binária, subtração, multiplicação e divisão automaticamente. Possuia também um verificador automático para até mil palavras.
Um dos objetivos do EDVAC era armazenar tanto programas quanto dados em sua extensão de memória interna.
Construção e proporções do EDVAC
O EDVAC pesava cerca de 7850 kg e ocupava um espaço de 45,5 metros quadrados, quase o mesmo que o ENIAC, e era constituído por cerca de 6.000 tubos de vácuo e 12.000 de diodo, consumindo cerca de 56 kilowatts de potência.
Para sua construção foi utilizado um leitor gravador, uma unidade de controle com o osciloscópio, uma unidade para receber instruções de controle e de memória para encaminhá-los para outras unidades, uma unidade computacional para realizar operações aritméticas, um par de números em um tempo e mantê-los na memória após confirmação de outra unidade idêntica, um cronômetro e uma unidade de memória dual.
Histórico do EDVAC
Em agosto