computador analógico
Computador analógico
Atualmente, os computadores analógicos e digitais são amplamente usados em muitos campos. Os dois tipos de computador diferem em conceito fundamental. A máquina analógica pode ser considerada como um modelo de um problema físico ou matemático. Os valores das variáveis são representados na máquina por uma grandeza física e o resultado é obtido pela medição de outra grandeza. Uma régua de cálculo é um simples exemplo de um computador analógico, o planímetro, para medição de áreas, é outro exemplo. O analisador diferencial mecânico e seu equivalente eletrônico são úteis para resolver equações diferenciais complexas, e máquinas de calcular analógicas eletrônicas são amplamente usadas na indústria.
Os computadores analógicos destinam-se geralmente a uma aplicação, embora algumas máquinas possam ser adaptadas para uma faixa de problemas mudando interconexões entre suas variáveis por análogas e alguma forma física mais conveniente, geralmente grandezas elétricas e tempo. Alguns tipos de comutação analógica permitem ao engenheiro obter soluções aproximadas par os seus problemas com uma rapidez e facilidade que intensificam grandemente o valor do cálculo de equações matemáticas de outro modo difíceis e monótonas de resolver. A exatidão está muito consideravelmente abaixo daquela de um computador digital, mas há várias vantagens compensadoras. A forma mais comum é o analisador diferencial eletrônico. O estado atual do desenvolvimento deste instrumento é tal que é apenas exigido um conhecimento elementar de eletrônica por parte do operador. Uma apreciação completa do significado matemático do problema a ser resolvido é, evidentemente, essencial.
Computador analógico eletrônico
Todas as variáveis são representadas por voltagens variando no tempo, de modo que é requerido equipamento registrador relativamente simples