Computa O Em Nuvem Trabalho De S
O que é Computação na Nuvem?
A Computação em Nuvem não representa uma tecnologia e, sim, um modelo de TI, que tem como base serviços e não produtos, e as seguintes características: ● Selfservice sobre demanda: esta característica está ligada à capacidade de provisionamento de recursos de forma automatizada. Um exemplo disso seria a adição de mais servidores em um grupo existente de servidores para um determinado serviço.
● Acesso amplo à rede: esta característica está relacionada à capacidade de acesso, por parte de diversos dispositivos, a recursos da rede computacional.
Um exemplo disso seria o acesso a um recuso da rede através da manutenção da mesma experiência através de dispositivos distintos (um smartphone e o navegador de um computador pessoal).
● Agrupamento de recursos: está relacionado à capacidade do provedor da nuvem de agrupar e mover recursos (físicos ou virtuais) para acomodar as necessidades de expansão e demanda do cliente. Podemos citar como
exemplos de recursos os componentes básicos computacionais como memória, dispositivos de armazenamento, processador e rede.
● Elasticidade Rápida: referese à capacidade de rápido provisionamento de recursos de acordo com a demanda. Um exemplo disso seria um cliente que todo final de mês precisa de mais poder computacional que no restante do mês, e o provedor precisa dinamicamente alocar recursos para atender tal demanda do cliente.
● Serviço Mansurado: referese à capacidade de medir a utilização de recursos de acordo com o serviço oferecido. Esta é uma forma não só de monitorar, mas também de reportar os recursos em uso de uma forma transparente para o contratante do serviço.
1.2 As camadas do Cloud Computing
O diagrama abaixo apresenta as três camadas estruturais da Computação em Nuvem,
Software como Serviço, Plataforma como Serviço e Infraestrutura como Serviço, e como estão distribuídos os serviços e aplicações mais comumente utilizados.