Comprtamento organizacional
CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CORGUINHO – MS
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 6
2.1. Quadro comparativo Sistemas Abertos e Fechados Segundo: 6
3. PESQUISA SOBRE O CONCEITO DE INOVAÇÃO 7
4. TRABALHO EM EQUIPE 10
5. A COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL 11
6. CONCLUSÃO FINAL 13
7. REFERÊNCIAS 15
1.INTRODUÇÃO
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
As empresas buscam que seus funcionários sejam eficientes e eficazes. Conceituando eficiência e eficácia, pode-se dizer que a primeira é fazer certo e a segunda fazer a coisa certa. São situações muito próximas, mas absolutamente distintas e absurdamente valiosas dentro do contexto organizacional de empresas, se pensarmos em um arranjo sistemático de pessoas reunidas para alcançar um propósito específico.
Uma organização ideal seria ao mesmo tempo eficaz e eficiente, de modo que as suas ações (métodos e procedimentos) aplicadas aos recursos (materiais e intelectuais) obtenham o máximo de aproveitamento (eficiência). Uma vez que esse conjunto de ações fosse eficiente, obteriam êxito na conquista de um objetivo maior, ou seja, a meta, essa por sua vez, se fosse alcançada provaria que a