Comprometimento
A etimologia (estudo cientifico da origem e da historia das palavras) do verbo comprometer indica que a palavra significa “fazer promessa com”, ou seja, empenhar-se, obrigar-se, e só agimos desta forma porque temos confiança no outro ou na empresa, valores em comum, uma causa em comum.
O comprometimento envolve várias vertentes, tanto profissionais quanto pessoais. Devemos colocar nosso coração nas mínimas coisas, você precisa se envolver e não apenas ser um espectador de sua vida.
Temos compromissos com nossos pais, filhos, irmãos, irmãs, trabalho, casamento, mas o maior deles é com você mesmo, pois se não estiver comprometido com essa pessoa que vê no espelho do banheiro todos os dias, não estará com os outros.
No trabalho o comprometido é aquele que não falta injustificadamente, é disciplinado, segue seus horários e está sempre disposto a ajudar seus colegas. Ele é um exemplo para todos e também acaba sendo julgado por aqueles não tão comprometidos assim, mas esse profissional segue um dos pilares mais importantes da empresa.
Seguir os pilares da empresa, não precisa ser à risca, porém ao dar o seu melhor você vai contribuir e muito para que as engrenagens do mundo corporativo continuem girando, por isso coloque o coração em tudo o que fizer, seja dentro da empresa ou na vida na lá fora, o importante é ser comprometido.
Consideramos que o comprometimento profissional ocorre quando o profissional compreende plenamente o seu papel. Entende que o papel não se restringe apenas ao desempenho das suas funções, mas o “como” deve desempenha-las.
A diferença é sutil, mas muito importante.
Por exemplo, é fácil identificar quais são as funções de um técnico em segurança em trabalho, mas como ele desempenha esse papel é o ponto chave entre se ter um bom profissional e um ruim. Embora ambos conheçam as técnicas podem utilizá-las de forma diferente e até com objetivos e propósitos diferentes. E estar comprometido com o que se faz vai