Comprimidos
“COMPRIMIDOS ANTIBIÓTICOS”
COMPRIMIDOS Os comprimidos são preparações de consistência sólida, contendo cada unidade um ou mais princípios ativos e são obtidos aglomerando por compressão um volume constante de partículas.
As partículas são constituídas por um ou vários princípios ativos, adicionados ou não de substâncias auxiliares, tais como diluentes, agregantes, desagregantes, lubrificantes, deslizantes, compostos que podem modificar o comportamento da preparação no tubo digestivo, corantes autorizados e aromatizantes. Quando as partículas não apresentam, intrinsecamente, as propriedades físicas, por exemplo, escoamento, aglomeração sob pressão, necessárias à obtenção de comprimidos de qualidade satisfatória, são submetidas a um tratamento prévio apropriado como, porexemplo, uma granulação.
Os comprimidos são geralmente engolidos ou mastigados, outros são dissolvidos ou desagregados na água antes da administração e outros devem permanecer na boca para aí libertarem o princípio activo.
CARACTERISTICAS
Os comprimidos apresentam-se geralmente na forma discoide ou de um cilindro sólido cujas extremidades podem ser planas ou convexas e os bordos biselados. Podem ter ranhuras de fractura, uma sigla ou outra marca. Podem ser revestidos. Oferecem uma solidez suficiente para permitir diversas manpulações a que são submetidos sem esboroarem nem quebrarem.
Os comprimidos para mastigar são quebrados facilmente pelos dentes.
Devido a sua composição, ao seu modo de fabrico ou a sua utilização, os comprimidos destinados à via oral oferecem, além das características gerais enunciadas, propriedades particulares.
Neste aspecto podem distinguir-se várias categorias:
Comprimidos não revestidos Os comprimidos não revestidos compreendem os comprimidos de camada única ou os comprimidos de camadas múltiplas dispostas concêntrica ou paralelamente. Os primeiros resultam de uma única