compressores
O Pistão é um compressor que contém um êmbolo que produz movimento linear. Ele é apropriado para todos os tipos de pressões, ele pode atingir milhares de kPa. O compressor de pistão é um dos projetos mais adiantados do compressor, mas continua a ser o mais versátil e ainda é um compressor muito eficiente. O compressor de pistão se move para a frente um pistão em um cilindro através de uma biela e cambota. Se apenas um lado do pistão é usado para a compressão, ela é descrita como simples ação. Se ambos os lados do pistão superior e inferior são empregadas, é dupla. A versatilidade dos compressores de pistão conhece virtualmente sem limites. Ele comprime ar e gases, com poucas alterações. O compressor de pistão é o único projeto capaz de comprimir ar e gás a altas pressões, tais como aplicações de ar respirável.
1.1 - Vantagens e Desvantagens
1.1.1 – Vantagens
- Peso: O pistão é uma ferramenta pneumática consideravelmente leve.
- Velocidade
- Simplicidade: A construção e função do pistão é simples se comparada a uma ferramenta elétrica
1.1.2 – Desvantagens
O pistão desgasta,principalmente, na superfície de impacto. Devido às contínuas pancadas do pistão sobre a broca, esta camada começa a desgastar-se,apresentando afundamento.
1.1.3 - Manutenção de Compressores
Esta é uma tarefa importante dentro do setor industrial. É imprescindível seguir as instruções recomendadas pelo fabricante, que conhece os pontos vitais de manutenção. Um plano semanal de manutenção é previsto, e nele será programada uma verificação no nível de lubrificação, nos lugares apropriados e, particularmente nos mancais do compressor, motor e cárter. Neste mesmo prazo será prevista a limpeza do filtro de ar e a verificação experimental da válvula de segurança, para comprovação de seu real funcionamento. É prevista, também, a verificação da tensão das correias. Periodicamente será verificada a fixação do volante sobre o eixo de manivelas. E drenar semanalmente a água