Compressores de deslocamentos positivos
Nos compressores volumétricos ou de deslocamento positivo a elevação da pressão é conseguida com a redução do volume ocupado pelo gás.
Ciclo de funcionamento: inicialmente certa quantidade de gás é admitida no interior de uma câmera de compressão, que então é fechada e sofre redução de volume.
Finalmente, a câmera é aberta e o gás liberado para consumo.
Podemos constatar que é um ciclo alternativo
São classificados em: A) Compressores Alternativos de Pistão Simples Efeito –
Nesse compressor o pistão com movimento descendente aspira o ar por meio da válvula de admissão, preenchendo o cilindro, este ar com o movimento de subida do pistão e comprimido e descarregado para o sistema. Para projetos que requer maior pressão são necessários compressores como maior número de estágios.
Fig.1 Compressores Alternativos de pistão (efeito simples e dois estágios). B) Compressores Alternativos de Pistão Duplo Efeito –
Esse tipo de compressor,o êmbolo efetua o movimento descendente e o ar é admitido na câmara superior, enquanto que o ar contido na câmara inferior é comprimido e expelido. Procedendo-se o movimento oposto, a câmara que havia efetuado a admissão do ar realiza a sua compressão e a que havia comprimido efetua a admissão.
Fig.2 Compressor Alternativo de Pistão de Duplo Efeito.
Vantagem- Pode alcançar altas pressões de trabalho, requer mínima manutenção.
Desvantagem – Possui pequena capacidade em termos de vazão de gás.
C) Compressor Alternativo de Membrana (diafragma)
Este tipo pertence ao grupo de compressores de pistão. Mediante uma membrana, o pistão fica separado da câmara de sucção e compressão, quer dizer, o ar não terá contato com as partes deslizantes. Este ar , portanto, ficará sempre livre de resíduos de óleo.
Fig.3 Compressor de membrana
Vantagens – não há contato entre o ar produzido e as partes mecânicas do compressor.
Desvantagem – Produz uma capacidade moderada em