Compreensão do ser humano para melhor socialização
Conhecimento é o ato de adquirir um conceito novo sobre um fato qualquer. Ele surgi com as experiencias que acumulamos em nossa vida cotidiana, dos relacionamentos com as pessoas e através de leituras. Existem vários tipos de conhecimentos:
– Conhecimento Empírico: que é obtido por acaso após várias tentativas de ações não planejadas;
Conhecimento Filosófico: é o fruto do raciocinativo e da reflexão. È o conhecimento especulativo sobre as coisa do mundo, é a busca ultrapassando os limites formais da ciência;
Conhecimento Teológico: é o conhecimento adquirido pela fé divina ou crença religiosa, este porém não podem ser confirmado enem negado, pois depende da crença de cada individuo.
Conhecimento Cientifico: este é o conhecimento racional, sistemático e exato. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia cientifica.
A psicologia do comportamento humano é constituída por um corpo de conhecimentos , por uma metodologia e uma filosofia da ciência, constitui uma maneira sistemática de ver o mundo psicológico e conta com um conjunto de princípios úteis para a análise e compreensão do comportamento observável. A análise comportamentalista tem como enfoque principal o que se denomina a análise funcional do comportamento. È o que constitui a relação entre estímulos, comportamento e as consequências do comportamento no ambiente. Um dos problemas do comportamento é compreender oi que está ocorrendo quando as pessoas tem sentimentos, impulsos, ímpetos, compulsões, ideias, pensamentos, fantasias, medo e desejos. A observação dos processos comportamentais disponíveis nos ajudara a compreender a complexidade desse aspecto básico e fundamental do comportamento da mente. B. F. Skinner estudou sobre o processo de aprendizagem nos animais e convenceram-se de que o estudo do comportamento humano é parte de uma ciência natural e que processos importantes do comportamento podem ser