compreensão de texto
A afirmação feita por Gadamer critica qualquer pretensão existente e equivocada de considerar a obra de arte uma realidade dissociada do observador, ou seja, ele não concorda que os procedimentos metódicos levem à compreensão totalmente objetiva das coisas. Segundo ele, para essa interpretação era imprescindível a participação do indivíduo, não podendo ser tal obra apartada do observador, porque a pré-compreensão que cada um tinha ajudaria a conduzir todo o entendimento desta, não estando a parte, mas se integrando a ele. De tal forma, ele discordava completamente de uma separação total entre indivíduo, realidade e objetividade.
2) Para Gadamer - seguindo Heidegger - o homem ao interpretar qualquer fenômeno já possui antecipadamente uma pré-compreensão. Explique (texto “compreensão e hermenêutica filosófica”).
Isso se dá porque ele apóia a idéia de que as tradições, os costumes e a própria visão que as pessoas tem acerca de acontecimentos específicos ou a visão geral de mundo influencia de forma substancial na compreensão dos fatos. Assim, as experiências de vida e os conhecimentos adquiridos a partir da vivência e da visão particular do mundo que cada um tem, possibilita uma compreensão de algo isolado e forma conjunta com aquilo que já sabemos, desenvolvendo-se novas idéias a partir das existentes, e convertendo a pré-compreensão que cada um já tem em um novo conhecimento ou em uma nova compreensão.
3) Lendo o texto “compreensão e hermenêutica filosófica”, explique as expressões “círculo hermenêutico” e “fusão de horizontes”.
De acordo com Gadamer, o círculo hermenêutico se refere a um conjunto de pré conceitos advindos da própria visão de mundo que cada