Compreensão básica sobre educação
Segundo um conceito genérico a palavra educação compreende qualquer procedimento que vise formar, instruir ou ensinar um ser. Um conceito de educação é sempre resultado de uma ampla reflexão sobre o homem, a sociedade e a natureza em geral. Pensar sobre educação implica sempre em considerar esses aspectos: o que é da ordem humana, do social, do transcendental.
De acordo com a visão de Freire (1970) educar é lidar com a integralidade do ser humano, despertando-o para uma elevação espiritual com o objetivo de torná-lo sensível ao mundo e aos seus semelhantes. No Brasil, a educação seguiu por caminhos tortuosos: no início, era reservada a uma elite dominante e totalmente exploradora, voltada para estratificação e dominação social. Esteve arraigada por diversos séculos em nossa sociedade a concepção de dominação cultural de que o ensino era apenas para alguns, sendo a classe dominante a detentora dos meios de conhecimento e ensino.
Com o passar do tempo, a sociedade foi buscando maneiras de reforçar laços, promover a coesão e garantir a integração de todos indivíduos no corpo social.
Essa busca por meios de integração social levou os modelos educacionais a se dividirem em três modalidades: a escola tradicional, fundada na relação ensino e aprendizagem e na relação professor e aluno; a escola nova, que entende como fundamental a necessidade de aprender a aprender e na função de acompanhar o desenvolvimento individual do estudante por parte do professor, e pro último aparece a concepção técnica que se funda no fazer e elimina totalmente a relação professor e aluno.
Mortatti (2004) diz que a escola consolidou-se como lugar necessariamente institucionalizado para o preparo de novas gerações, com vistas a atender os ideais do Estado, pautados pela necessidade de uma nova ordem política e social; e a universalização da escola assumiu importante papel como instrumento de modernização e progresso do Estado e como principal