Compreendendo o mercado de ag ncias de turismo
Caro aluno, a intenção deste texto é deixá-lo familiarizado com o mercado de agências de viagem e turismo. Por mais que o seu curso tenha como perfil de egresso o de Guia de Turismo, este profissional mantém estreita relação com as agências de turismo, sendo inclusive, preposto destas no desempenho de atribuições que lhes forem cometidas por força da programação ou dos serviços a ela inerentes. Assim, justifica-se a inclusão deste conteúdo no programa de curso.
Além disso, podemos refletir sobre a dinamicidade típica do mercado de viagens e turismo. Já em muitos setores, as empresas buscam profissionais diferenciados, com conhecimentos múltiplos e que possam desenvolver competências que venham a agregar valor às empresas. Como a profissão de agente de viagem não é regulamentada, esta pode ser uma importante área de atuação dos técnicos em turismo. Mesmo sem possuir capacitação específica, ao iniciar suas atividades de Guia de Turismo, com leituras em bibliografia específica e um olhar atento aos procedimentos tomados pelas agências, pode-se atuar nas duas funções, incrementando sua renda, e aperfeiçoar os produtos elaborados pelas agências de viagem e turismo que o contrata.
Na sequencia, será exposto um pequeno resumo sobre a evolução do sistema de viagens organizadas, com destaque para as inovações de Thomas Cook. A legislação específica que rege o setor de agencias de viagem no Brasil, onde será visto as suas funções privativas e não privativas. Na terceira seção do texto, é detalhada a tipologia encontrada no mercado mundial, em um modelo proposto por Acerenza, e que traz para melhor entendimento, uma reflexão sobre o caso brasileiro. Por fim, como intuito de fazer uma reflexão sobre a área de atuação deste curso, busca-se compreender a relação do profissional guia de turismo e as empresas do ramo de viagens e turismo, com destaque para a necessidade da contratação deste profissional na realização de