Compreendendo as circunstâncias da vida
TEXTO: Pv. 3.6
INTRODUÇÃO: Existem inúmeras situações na vida e muitos lidam com elas como “o que é bom é de Deus e o que é mal é do diabo”. Ou seja, você pode estar aceitando algo do diabo como sendo de Deus, ou ao contrário você pode estar repreendendo uma situação sendo que é Deus, achando que é do diabo. Vejamos quatro situações diferentes que acontecem conosco:
1 – PROVAÇÃO (Tg.1.2-3):
Quando a circunstância é de provação, podemos identificá-la ao perceber que a situação não está como gostaríamos que estivesse, então perseguição e aflições se manifestam. Deus precisa checar a nossa fé, as circunstâncias vem de diversas maneiras e muitos quando as circunstâncias vem para os provar, pensem ser do diabo tal situação, sendo que é Deus provando seus corações. Podemos ver um exemplo de provação na vida de Davi ao ser perseguido pelo rei Saul. Davi, foi perseguido, após ser ungido e profetizado que ele seria rei de Israel e uma perseguição sem motivo. Porém, Davi estava aprendendo submissão e dependência. As provações algumas vezes vem em forma de pressão. A pressão vem às vezes para checar as coisas, ou seja, quem você verdadeiramente é.
O que fazer? Responder e crer (Jó 22.28)
2 – DISCIPLINA DE DEUS (Hb.12.4-16/ II Sm.12.12):
Vemos também alguns exemplos de disciplina de Deus como a disciplina do profeta Jonas, ele foi tragado por um grande peixe. Ficou sem ouvir a Deus e numa situação de profunda tristeza, até ele fazer a vontade de Deus.
Assim também o rei Davi, tentou esconder seu pecado, mas Deus o expôs. Da mesma forma somos nós, se persistirmos em alimentarmos o erro, Deus irá nos expor. Muitos diante da provação culpam o diabo e diante da disciplina de Deus culpam o homem. O que fazer? Se humilhar e obedecer.
3- SEMEADURA E COLHEITA (Gl.6.7):
Semeadura e ceifa não tem nada haver com o diabo. É o principio da semeadura.
1 - cada semente gera de acordo com a própria espécie;
2