compostos quimicos
O níquel é um material de grande resistência mecânica à corrosão e à oxidação, possuindo ainda um sistema de oxidação isométrico (ou seja, uma forma disposta que apresenta distância igual entre seus mais diversos pontos). Seu peso específico é de 8,5 g/cm³, com um ponto de fusão localizado em aproximadamente 1453 graus Celsius, possuindo um peso atômico de 58,68. Seu número atômico é 28, valendo ao níquel um lugar entre os denominados "metais de transição" na tabela periódica dos elementos químicos. Intoxicações mesmo leves por níquel podem causar sintomas como apatia, diarreia, dores no pénis ou vagina, febre, insônia e náuseas.
Nitritos e Nitratos: possuem a função de conservadores impedindo o crescimento e formação de esporos por bactérias anaeróbicas, ou seja, aquelas que não precisam de oxigênio para o seu desenvolvimento. Esses aditivos fornecem ainda a coloração rosada característica de alguns alimentos cárneos processados. Por esse motivo, os aditivos são normalmente utilizados em produtos embutidos, em carnes, leite e derivados. Em termos toxicológicos o nitrito caracteriza-se como o responsável pela maioria dos casos de contaminação alimentar, sendo mais tóxico que o nitrato. Alguns sintomas da intoxicação alimentar por nitritos são falta de ar e mudança da coloração da região dos lábios e ponta dos dedos, que ficam arroxeados.
Nitrobenzeno: Também conhecido como nitrobenzol ou essência de mirbane ou, ainda, óleo de mirbane , o nitrobenzeno é um hidrocarboneto aromático, cuja fórmula química é C6H5NO2. Na natureza é encontrado em estado líquido, incolor ou de cor levemente amarelada, insolúvel em água (por