Compostos Orgânicos e Inorgânicos-Bioquimica
COMPOSTOS ORGANICOS E INORGANICOS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://www.ufjf.br/cursinho/files/2012/05/apostila-biologia-celular-Gustavo-Stroppa-UMA-COLUNA.pdf http://www.brasilescola.com/quimica/compostos-organicos.htm http://www.zun.com.br/substancias-organicas-e-inorganicas-dos-seres-vivos/ http://www.sobiologia.com.br/conteudos/quimica_vida/quimica15.php https://sites.google.com/site/amigodomagrao/17-1 http://www.simbiotica.org/composicaoquimicacelula.htm https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal 1. INTRODUÇÃO
A Bioquímica é uma ciência que busca descrever a estrutura, a organização e as funções da matéria viva, em termos moleculares.
Quando se analisa a matéria que constitui os seres vivos, encontram-se principalmente os seguintes elementos: carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S). Esses elementos constituem cerca de 98% da massa corporal da maioria dos seres vivos. Podemos classificar os compostos químicos presentes nas células em orgânicos e inorgânicos. São compostos orgânicos os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos; são inorgânicos a água e os sais minerais.
Falaremos detalhadamente desta classificação neste trabalho, respondendo as perguntas propostas para este primeiro portfólio em forma de texto.
Ainda abordaremos o assunto PH e o sistema tampão abordada também em forma de texto.
1.1 COMPOSTOS INORGÂNICOS E ORGÂNICOS
As substâncias químicas são classificadas como inorgânicas e orgânicas. As inorgânicas são aquelas que não possuem cadeias carbônicas, e as orgânicas são as que possuem. As substâncias inorgânicas são divididas em quatro grupos, chamados de “funções inorgânicas”. São eles: ácidos, bases, sais e óxidos.
As substâncias orgânicas são dividas em hidrocarbonetos, funções halogenadas, funções