Composto De Coordena O
A TCC a ligação dos ligantes com o centro metálico é considerada puramente eletrostática. Nesta teoria o centro metálico é considerado uma carga pontual positiva, enquanto o ligante é considerado uma carga negativa, mesmo se a espécie for neutra. Para determinar-se o arranjo do ligante devemos analisar o comportamento de seus orbitais do subnível D, visto que o mesmo apresenta 5 orbitais: dz2, dx2-y2 , que ocupam os eixo, dxy, dxz, dyz, que ocupam espaços entre os eixos. Em um complexo com geometria octaédrica há uma coincidência entre os ligantes e os eixos isso afeta de maneira diferente os orbitais pois os que ocupam os eixos dz2, dx2-y2 terão sua energia aumentada, enquanto os que ocupam os espações entre os eixos, dxy, dxz, dyz, não serão afetados por coincidirem com as regiões nodais.
Esse aumento de energia nos orbitais incidentes nos eixos causa um desdobramento em dois grupos. Esse desdobramento é chamado de Parâmetro do desdobramento do campo cristalino (Δ0), os orbitais mais energético (dz2 e dx2-y2) são chamados de Eg, enquanto os menos energéticos (dxy, dxz e dyz) são chamados de T2g.
Já em um complexo com geometria tetraedrica os ligantes estão posicionados entre os eixos, afetando mais os orbitais dxy, dxz e dyz, desta forma estes orbitais se tornam mais energéticos dos que os posicionado nos eixo, dz2 e dx2-y2 , assim o desdobramento em um campo tetraédrico gera um grupo mais energético chamado t2 que é composto pelos orbitais dxy, dxz e dyz e o grupo menos energético e que consiste nos orbitais dz2 e dx2-y2. O valor de delta determina uma serie de propriedades como comportamento magnético e coloração dos complexos.
A TLV