Compostagem
A publicação do Guia da Compostagem, que colocamos à sua disposição. constitui mais um elemento no domínio da sensibilização e educação ambiental, que procura incentivar uma maior preocupação e consequentemente uma maior participação nas questões relacionadas com a gestão dos resíduos. Como se sabe, um dos maiores problemas ambientais dos nossos dias é a enorme quantidade de lixo que todos produzimos. A compostagem permite, não só reduzir a quantidade de resíduos que de outra forma seriam depositados no Aterro Sanitário, mas também produzir composto que poderá ser utilizado como adubo. A Compostagem nas Escolas tem como objectivo incentivar as crianças a reciclar alguns dos resíduos produzidos no refeitório e no jardim das respectivas escolas. Através da compostagem, estes resíduos são transformados num composto, que poderá ser novamente utilizado no jardim da escola, como fertilizante natural do solo. Contamos com o apoio e entusiasmo de todos para que este projecto seja um êxito e para que todos juntos possamos construir um ambiente melhor.
Introdução!
Saudações ambientais
O que é a compostagem?
A compostagem é um processo biológico através do qual microrganismos e insectos decompõem a matéria orgânica numa substância homogénea, de cor castanha, com aspecto de terra e com cheiro a floresta - O Composto Composto.
Este processo também decorre sem a intervenção humana. Na natureza os restos de animais e vegetais mortos são decompostos e transformados em húmus.
No entanto o Homem interfere neste processo natural para que a matéria orgânica se decomponha mais rapidamente, nas melhores condições e com os melhores resultados.
Para que serve?
Ao fazeres compostagem estás a reciclar os restos de comida e resíduos vegetais da tua casa, escola, jardim ou horta, que teriam como destino final o Aterro Sanitário Sanitário.
Assim, ao reciclares esta matéria orgânica estás a produzir um fertilizante natural que não polui