Compostagem do lixo
CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA
RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
Campinas
2012
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA
FÁBIO DE OLIVEIRA NORBERTO
RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
Campinas
2012
Introdução
O termo “reciclagem”, aplicado a lixo ou resíduos, designa o reprocessamento de materiais de permitindo sua utilização novamente. Trata-se de dar aos descartes uma nova vida (CALDERONI, 2003).
A reciclagem tem um papel fundamental para o meio ambiente. Com ela recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo.
O conceito de resíduo na natureza passou a existir com a sua excessiva geração aliada à crescente produção e uso de materiais sintéticos que não se degradam facilmente, além da utilização de substâncias químicas perigosas, como tintas, solventes e metais pesados utilizados em baterias, entre outras (FIGUEIREDO, 1995).
Reciclagem é o processo de transformação de um material - cuja primeira utilidade terminou - em outro produto. Por exemplo: transformar o plástico da garrafa PET em cerdas de vassoura. A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins, como parques, casas, hospitais, etc (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2005).
A compostagem é um método de modificação que pode ser executado com parte do nosso lixo doméstico resultando em um adubo para ser aproveitado em hortas, vasos de plantas, jardins ou algum terreno que você tenha disponível. Este é um dos métodos mais remotos de reciclagem onde copiamos os processos da