Composição Química
O lauril sulfato de sódio (LSS), sodium laureth sulfate (SLES) ou sodium lauryl sulfate (SLS), é um produto químico utilizado em diversos cosméticos e produtos de higiene pessoal como xampus, removedores de maquiagem, géis, sais de banho, banhos de espuma, pasta de dentes etc. Tem propriedade detergente, pois apresenta ação emulsificante e, por isso, remove a gordura e o óleo do chão, do cabelo, da pele etc.
Pode ser denominado como sodium dodecyl polyoxyethylene sulfate, ou sodium lauryl ether sulfate, sodium lauryl ethoxysulfate e sodium polyoxyethylene klauryl sulfate.
Não há evidências científicas de que o lauril sulfato de sódio cause câncer.
Segundo o National Cancer Institute dos Estados Unidos, o lauril sulfato de sódio causa irritação nos olhos, pele e mucosas, mas isto depende da concentração a que as pessoas se expõem tendo efeito irritante semelhante à ação de qualquer outro detergente e não estando associado ao câncer.
No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou um parecer, com referências científicas, sobre a veracidade da informação de "carcinogenicidade" da substância.
O risco para um indivíduo desenvolver câncer está relacionado a diversos fatores e relaciona-se com o estilo de vida de cada pessoa. Por isso, a melhor medida preventiva é conhecer os fatores de risco e mudar os hábitos, a fim de melhorar a qualidade de vida. A sua fórmula química é CH3(CH2)10CH2(OCH2CH2)nOSO3Na.
STEARIC ACID
O ácido esteárico é o ácido graxo saturado com 18 carbonos, de fórmula química CH3(CH2)16COOH.
Sodium Stearate
Estearato de sódio é o sal de sódio de ácido esteárico. É um pó fino, branco. Ele é usado em sabonetes, maquiagem, desodorantes e em cabelo e da pele cuidados produtos.
Estearato de sódio estabiliza emulsões, o que significa que os impede de se separar para os componentes do óleo e à base de água.
Acontece produtos opacos e engrossa eles.
Em xampus e outros produtos de