cOMPOSIÇÃO DOS DETERGENTES
A aula prática sobre produção de detergente teve a comparação entre duas marcas encontradas nos supermercados, Invicto e Atol. Ambos possuem a mesma composição rotular, com a exceção da ureia.
Foram encontrados os seguintes materiais na composição:
Tensoativos aniomitos.
Anfóteros
Sequestrantes
Espessantes
Conservantes
Corantes
Fragrâncias (Essência de cheiro)
Água
Linear Aquil Benzeno
Sulfonato de Sódio.
Os detergentes são preparações que promovem ou favorecem o processo de remoção de sujeiras de uma superfície e evitam a deposição destas sujeiras, causando mau cheiro. Em sua maioria são compostos pelas seguintes substâncias: Tensoativo primário – é o ativo químico principal. Ele tem a função de reduzir a tensão superficial da sujeira tornando-a mais fácil as remoções com a água e demais componentes de limpeza. Exemplo de tensoativos primários: álcoois graxos etoxilados sulfatados, álcoois graxos sulfatados, alquilbenzeno sulfonato.
Tensoativo secundário – potencializa o desempenho do tensoativo primário. Exemplo de tensoativos secundários: álcoois graxo etoxilados, aminas graxas etoxiladas.
Coadjuvantes – as funções dos coadjuvantes são do tipo: alcalinizantes, acidificantes e neutralizantes. Exemplo: soda cáustica, aminas, carbonatos. Há ainda aqueles cuja função é atuar como agentes de branqueamento químico e ótico e ainda os solubilizantes/solventes. Exemplo: água, álcoois, poliglicóis.
Estabilizantes – a função como o próprio nome indica é estabilizar o sistema pela utilização de: espessantes – sal (cloreto de sódio), carboximetil celulose, goma xantânica.
Sequestrantes – fosfonatos, ácido cítrico. Eles atuam formando complexos estáveis e solúveis com os cátions causadores de dureza da água, além de proporcionarem alcalinidade à solução, facilitando a limpeza. Conservantes - álcoois, aldeídos, cetona. Essências – perfume, corante, e perolizante. São utilizadas para caracterizar o produto e tornar o