composição do átomo
*A COMPOSIÇÃO DO ÁTOMO*
Curso: Radiologia
Professor: Morais
Turno: Manhã
Introdução Cada substância no universo, rochas, mar, ser humano, os planetas e até mesmo as mais distantes estrelas são inteiramente feitos de partículas minúsculas chamadas átomos, que são pequenos demais para serem fotografados.
Essas pequenas partículas são estudadas na Química (ciência que cresceu na meia-idade) e na Física.
Para entender a complexidade desses átomos, diversos cientistas, como Rutherford, Dalton, Bohr e Thomson, articularam várias teorias. No século XIX, as diferentes leis de combinação e a tabela periódica dos elementos, criada em 1871, reforçaram o estudo da constituição dos átomos.
Após séculos de estudos sobre a interpretação da composição, propriedades, estruturas e transformações destas minúsculas partículas, chegou ao modelo que conhecemos hoje.
Nome do Autor
Fundamentos
John Dalton
Descontinuidade da matéria Átomos do mesmo tipo têm a mesma massa e propriedades (que não inclui o conceito de isótopos)
JJ Thomson
Divisibilidade do átomo
O átomo é considerado como uma esfera de carga positiva com elétrons distribuídos em pequenos grânulos.
E. Rutherford
Conceitos básicos e da Casca
Elétrons orbitam o núcleo como os planetas ao redor do Sol (modelo planetário).
Niels Bohr
Preconceitos
Espectros atômicos
A teoria quântica de Planck Bohr postula Números quânticos:
Correção Sommerfeld Efeito Zeemann Paramagnética eletrônica
Desenvolvimento
A Composição dos Átomos
O átomo que significa "sem divisão" é a menor de todas as partículas que compõem elementos químicos. Foi descoberta de certa forma por Demócrito, um atomista e aluno de Leucipo. Eles acreditavam que toda a matéria era constituída por minúsculas e invisíveis partículas e que com movimentos diferentes de tais partículas eram formados diferentes tipos de átomos e ao sofrerem um choque