Composição do cimnto
565 palavras
3 páginas
O que é CAP?Cimento asfáltico de Petróleo ou CAP é um líquido viscoso, semi-sólido ou sólido, a temperatura ambiente, que apresenta comportamento termoplástico, tornando-se líquido se aquecido e retornando ao estado original após resfriamento. Obtido através de diversos processos de destilação do petróleo, ele é quase totalmente solúvel em benzeno, tricloroetileno e em bissulfeto de carbono.
De acordo com a resolução da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis n °19 de 11/06/2005, contendo regulamento técnico n°3 de 2005, os asfaltos para pavimentação voltaram a ser classificados por penetração:
CAP 30/45,
CAP 50/70,
CAP 85/100,
CAP 150/200.
Vantagem
Produto de alta consistência, pois além das qualidades aglutinantes e impermeabilizantes, CAP possui flexibilidade, durabilidade e alta resistência.
Aplicação
Utilização em diversos tipos de misturas a quente, serviços de tratamento especial ou macadame betuminoso na construção de camadas asfálticas de pavimentos rodoviários e urbanos.
ADP- ASFÁUTO DILUIDO DE PETRÓLEO
Aplicação
Os ASFALTOS DILUÍDOS DE PETRÓLEO (ADP) resultam da diluição do cimento asfáltico por destilados leves de petróleo, proporcionando produtos menos viscosos que podem ser aplicados a temperaturas mais baixas. Os diluentes evaporam-se após a aplicação. A especificação brasileira classifica de acordo com a cura que é determinada pela natureza do diluente utilizado: cura rápida CR e cura média CM.
Utilização
Os ADP´s são empregados em serviços de imprimação, pintura de ligação, tratamento superficiais, pré-misturado a frio, areia asfalto e solo betume.
Aplicação
Em serviços de imprimação recomenda-se o uso de asfalto diluído CM-30 para superfícies com textura fechada e CM-70 para textura aberta com taxa de aplicação variando entre 0,8 e 1,6 |/m2. Em tratamentos superficiais, PMF´s areia asfáltica, solo betume, etc, recomenda-se utilização de CR-250, sendo que sua taxa de aplicação