Composição da fauna de formigas em galhos caídos em parques urbanos localizados às margens do rio tietê, são paulo
As mudanças ambientais globais destacam-se como um dos maiores problemas enfrentados na atualidade pela humanidade, consequência, sobretudo das atividades antrópicas, relacionadas diretamente ao processo de urbanização e maior consumo de energia. Este fenômeno indica a necessidade de adoção pelas cidades de estratégias ambientais sustentáveis no desenvolvimento urbano, com objetivo de promover a melhoria no ambiente e na qualidade de vida das populações. Neste contexto, a arborização urbana representa um importante papel, com base nos benefícios ambientais proporcionados pelas árvores, principalmente os relacionados à dinâmica de CO2 no ambiente urbano, contribuindo para amenizar os efeitos da alta temperatura nas cidades e propiciando um ambiente visualmente agradável aos habitantes e visitantes (RIBAS, 2012).
Vários estudos indicam que as áreas verdes urbanas possuem excelente potencial para a conservação da biodiversidade, uma vez que eles oferecem locais adequados para nidificação e fontes de alimento para várias espécies de animais (DAVIS, 1976; FORTUNATO e RUSZCZYK, 1997; WHITMORE et al., 2002; KOH e SODHI 2004). No entanto, alguns estudos registraram que espaços urbanos podem favorecer o estabelecimento de espécies exóticas (MAY e HETERICK, 2000; LIM e SODHI, 2004). Tais espécies exóticas podem afetar a população local de plantas nativas e outros animais levando ao seu declínio ou a extinção local (LODGE, 1993; TSUTSUI e SUAREZ, 2003).
Comunidades de formigas interagem com diversas espécies em praticamente todos os ecossistemas (SCHÜTTE, et al., 2009), devido aos diversos fatores ambientais encontrados que se alteram continuamente ao longo do tempo, podem resultar em processos de sucessão ecológica assim favorecendo a formação de diferentes tipos de colônias sendo a grande maioria delas não encontradas em equilíbrio, (LEAL et al., 1993) ecologicamente destacam-se por participarem em vários processos funcionais e físicos como o controle