composição corporal
Segundo Martin & Drinkwater (1991), existem várias técnicas para a determinação da composição corporal. Estes procedimentos de determinação podem ser classificados em métodos direto (dissecação de cadáveres), indiretos(Procedimentos laboratoriais de altíssimo custo) e duplamente indiretos(Densimetria). Entre estes métodos, a medida da espessura de dobras cutâneas é um dos mais utilizados (Costa, 1996).
Dobra cutânea é um composto entre uma fina camada de pele e um tecido gorduroso que fica depositado abaixo da mesma, onde com devido treinamento ( boa sensibilidade táctil) são destacadas de regiões minuciosamente demarcadas pelo avaliador para serem medidas de acordo com o protocolo.
O aparelho que utilizamos para medi-las é o adipômetro (também chamado de compasso de dobras cutâneas, Especímetro ou Plicômetro.) equipamento que trabalha sob uma pressão constante de uma mola e geralmente possui 2 mandíbulas, uma fixa e outra móvel(abre e fecha)que permite o pinçamento da dobra.
Aparelho que exige certo grau de treinamento por parte do avaliador, pois apenas um descuido referente ao posicionamento (sentido da dobra), profundidade de inserção das mandíbulas e leitura (inclusive o tempo de leitura) pode gerar erros colocando análise a perder. No mercado temos 2 tipos de adipômetros: Clinico e científico
E qual é a diferença entre eles? Resposta: A precisão!!
O clínico tem a escala de medição em milímetros com apenas 1 ponteiro.
O científico tem a escala de medição em décimos de milímetros com um relógio de medição possuindo 2 ponteiros de mecanismo radial com mancais de rubi.
Desde a década passada surgiram os adipômetros digitais, mas os analógicos ainda hoje são os mais confiaveis.
Protocolos de dobras: É uma série procedimentos específicos e sistemáticos que devem ser utilizados na coleta de dados de uma amostra populacional, para que