Compositos
• Frederico Locatelli • Joao Sergio • Marcos Marcelo
Tecnologias modernas exigem materiais com combinações incomuns de propriedades que não podem ser atendidas pelas ligas metálicas, cerâmicas e materiais poliméricos convencionais. Exemplo: Materiais com baixa densidade mas fortes e rígidos, resistentes à abrasão e ao impacto e que não corroam.
Material multifásico possuindo proporções significativas das propriedades de cada uma das fases conseguindo-se uma melhor combinação de propriedades.
A madeira é um compósito natural: Fibra de celulose flexíveis e resistentes Lignina , resina mais rígida que mantém as fibras unidas
CARACTERÍSTICAS GERAIS DE UM COMPÓSITO
Um compósito industrial consiste em um material artificialmente multifásico onde as fases devem ser quimicamente diferentes, separadas por uma interface
Logo todo material compósito apresenta duas fases: FASE MATRIZ: É contínua e envolve a fase dispersa FASE DISPERSA:
PROPRIEDADES DE UM COMPÓSITO DEPENDEM:
Propriedades
das fases constituintes Das quantidades relativas das fases constituintes Da geometria da fase dispersa
TIPOS DE COMPÓSITOS
3 tipos de compósitos Reforçados com partículas Reforçados com fibras Estrutural
COMPÓSITOS REFORÇADOS COM PARTÍCULAS
Características gerais: Em geral a fase particulada é mais dura e mais rígida que a matriz. A matriz transfere parte da tensão aplicada às partículas que suportam uma fração da carga Diâmetro das partículas de o,o1 μm até 0,1μm para dispersões com partículas pequenas.
COMPÓSITOS COM PARTÍCULAS
Concreto: Cimento-matriz Areia e brita- particulados Cermetos (metais + cerâmicas): WC + Co (micrografia ao lado) ou Ni TiC + Co ou Ni Dureza(cerâmico) + tenacidade(metal)
COMPÓSITOS COM PARTÍCULAS
Elastômeros e plásticos: São reforçados com