Composi o granulometrica NBR NM 248 2003
960 palavras
4 páginas
INTRODUÇÃOA granulometria é um método de análise que visa classificar as partículas de uma amostra pelos respectivos tamanhos e medir as frações correspondentes a cada tamanho. A composição granulométrica é a característica de um agregado de maior aplicação na prática, principalmente para:
Determinação do módulo de finura e dimensão máxima característica da curva granulométrica.
A curva granulométrica permite planejar um melhor empacotamento dos grãos de agregados e com isso reduzir vazios e melhorar a interface pasta agregado.
Controlar a homogeneidade dos lotes recebidos na obra;
Elaborar a dosagem do concreto.
A classificação de um agregado é determinada comparando sua composição granulométrica com as faixas granulométricas especificadas em normas.
QUANTIDADE DE MATERIAL
A amostra deve ser coletada conforme NBR NM 26 e formar duas sub-amostras para ensaio conforme NBR NM 27. A quantidade mínima de material para cada determinação da composição granulométrica de um agregado encontra-se na Tabela 1.
Tabela 1 - Quantidade mínima por amostra, por ensaio
DEFINIÇÕES
Série normal e série intermediária: Conjunto de peneiras sucessivas, com as aberturas de malha estabelecidas na Tabela 1.
Dimensão máxima característica (DMC): Grandeza associada à distribuição granulométrica do agregado, correspondente à abertura nominal, em milímetros, da malha da peneira da série normal ou intermediária, na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa.
Módulo de finura (MF): Soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras da série normal, dividida por 100.
Tabela 1 – Série de peneiras Normal e Intermediárias
Série Normal
Série Intermediária
75 mm
---
---
63 mm
---
50 mm
37,5
---
---
31,5 mm
---
25 mm
19 mm
---
---
12,5 mm
9,5 mm
---
---
6,3 mm
4,75 mm
---
2,36 mm
---
1,18
---
0,6 mm (600 μm)
---
0,3 mm (300 μm)
---
0,15 mm (150 μm)
---
EQUIPAMENTOS
Balança (resolução de 0,1% da