Composi O Criativa Final
Final
Teoria da
Percepção
Nathalia Rossetti
7/2013
A composição
O trabalho consistiu em criar uma composição criativa em três dimensões sobre um plano de
50x70 cm baseado nos princípios de ordem encontrados na música “O Trenzinho do Caipira” de Villa Lobos.
A ideia foi criar um cenário, uma maquete da paisagem de um rio, em que se podem perceber os princípios de ordem julgados mais importantes.
Os princípios de ordem
Foram selecionados quatro princípios de ordem para serem representados na composição, são eles o dado, o ritmo, a transformação e a hierarquia.
DADO: Na música, o dado corresponde ao tempo, pois este, sendo contínuo e regular, serve para organizar e medir o padrão das formas (ou notas) musicais. Na composição, o dado corresponde ao plano de 50x70 cm que reúne todos os elementos do cenário representado. RITMO: No “Trenzinho do caipira”, as notas ou sons musicais, providos de um mesmo instrumento musical, formam uma alternação padronizada conferindo harmonia à música. Apesar dos trechos serem diferentes (caso fossem iguais seria uma repetição) é possível perceber que se tratam da mesma música.
Na composição, o ritmo é representado pela curva e correnteza do rio, pelas rochas e pela vegetação rasteira, elementos que também aparecem de forma padronizada conferindo harmonia.
TRANSFORMAÇÃO: No meio da música (com aproximadamente dois minutos de execução) há uma transformação muito marcante, as notas musicais são manipuladas de formas distintas seguidas de uma interrupção das mesmas. A transformação na maquete é representada pela árvore e por uma pedra que interrompe a visão do rio.
São elementos distintos que aparecem apenas em um momento do cenário, como na música. HIERARQUIA: A hierarquia na música é representada por um elemento de destaque (a aproximadamente quatro minutos e meio de execução) e em seguida a música se encerra. O som hierárquico possui uma importância relativa às outras notas da organização musical.
Na composição, a