comportamento
QUESTÃO 01
A participação popular é um começo essencial para democracia, garantindo aos indivíduos, grupos e associações, o direito não apenas à representação política, mas também à informação e à defesa de seus interesses. Possibilita-lhes, ainda, a atuação e a efetiva interferência na gestão dos bens e serviços públicos. Essa noção de “participação popular" está intrinsecamente ligada à própria concepção de cidadania, no Brasil a luta pela consolidação da democracia participativa em nosso país se torna uma estratégia, utilizada pelos movimentos sociais, ONGs, igreja etc. para efetivação da cidadania e, consequentemente, a instalação de uma sociedade mais justa e igualitária. Para aqueles que consideram a democracia um regime fundamental e a reforma um instrumento válido para a transformação social, a democracia participativa se constitui em ingrediente indispensável.
QUESTÃO 02
Questão miséria criou que isso resolveria não de forma assistencialista dando bolsa família dentre outros programas do governo, mais sim ampliando o campo de propostas de emprego e cursos profissionalizantes para essas pessoas terem acesso ao mercado de trabalho, dando oportunidade e conhecimento a terem seu próprio negócio. Já a questão de temor à violência deveria dar mais atenção a preparação de segurança pública, e no caso dessas pessoas trabalhar entre redes se serviços, também complementando com a questão da miséria, trabalhar a inclusão social auxiliando essas pessoas já no mundo das drogas e violências de forma inclusiva efetiva e humanizada.
QUESTÃO 03
Intimamente relacionado com a dignidade da pessoa humana, o acesso à informação de qualidade atua positivamente na proteção e no desenvolvimento de toda a coletividade, contribuindo para a realização de outros direitos, tais como o direito à saúde, educação, moradia, etc. Além disso, o direito à informação é um princípio básico do controle social, por meio do qual o povo exerce algum controle sobre a ação da