comportamento
O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
As emoções, atitudes e personalidade influenciam no comportamento organizacional. As emoções são partes integrantes da natureza humana, dificilmente podem ser controladas pelos administradores; Atitudes são avaliações favoráveis ou desfavoráveis em relação a objetos, pessoas ou eventos; cada individuo é único, sendo assim cada um tem a sua personalidade.
Objectivos
Identificar os tipos de comportamento organizacional típicos e prováveis em função do estilo de liderança, organização.
Metodologia
Para atender os objectivos propostos neste estudo foi feita uma pesquisa bibliográfica referente aos tipos de comportamento organizacional típicos e prováveis em função do estilo de liderança, organização.
Emoções, Atitudes e o Ego
Emoções
De acordo com Robbins (2002), as emoções são estados internos caracterizados por cognições, sensações, reações fisiológicas e comportamento expressivo específico. Elas tendem aparecer subitamente e ser de controle difícil.
. Características:
Cognitivo: pensamentos, crenças e expectativas que determinam o tipo de intensidade da resposta emocional.
Fisiológico: mudanças físicas internas no organismo, resultantes de alerta emocional.
Comportamental: são sinais exteriores das emoções, que estão sendo vivenciadas.
As emoções são partes integrantes da natureza humana, dificilmente podem ser controladas pelos administradores
As organizações procuram eliminar as emoções do ambiente de trabalho pois estas afectam o desempenho no trabalho; Uma vez elas negativas podem prejudicar no desempenho. Mas também podem ajudar na melhoria do desempenho:
As emoções podem alavancar a vontade, agindo como motivadores para