comportamento
Atualmente temas como comportamento e habilidades interpessoais recebem grande importância.
O desenvolvimento das habilidades interpessoais dos gestores auxilia as organizações a atrair e reter funcionários com alto nível de desempenho, gerando um ambiente de trabalho mais agradável, facilitando a contratação e a manutenção de pessoas qualificadas.
Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional tem sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
Eficiente é a pessoa preocupada em realizar suas tarefas, resolvendo os problemas inerentes a ela e… só! Ser eficiente é atingir a meta estabelecida, diária, mensal ou anualmente, sem explorar ao máximo o potencial. O comportamento eficiente cumpre o prometido, com foco no problema. Nem mais, nem menos.
A eficácia, por sua vez, é a característica de quem se preocupa em conseguir bons resultados e costuma ir um pouco além da eficiência. Quem é eficaz preocupa-se com a exploração máxima de suas potencialidades e com a superação dos limites, com base na criatividade. Eficácia é fazer as coisas certas. Seu foco é nos resultados, independente do esforço e tempo dispendidos, que também costuma otimizar, junto com os demais recursos.
Efetividade é o conceito que congrega o positivo que existe na eficiência e na eficácia. Ser efetivo é orientar as ações e recursos em busca do melhor resultado (eficácia), desenvolvendo as atividades no melhor padrão de qualidade versus tempo (eficiência).
Para entendermos de CO necessitaremos estudar as Ciências Comportamentais.
Ciências Comportamentais: surgimento e influência
CO é uma área de conhecimento relativamente nova. Para melhor compreender as pessoas, as organizações e o contexto, os pesquisadores e praticantes de CO tinham de contar com