Comportamento
Universidade Autónoma de Lisboa
Luís de Camões
Contabilidade de gestão Licenciatura
Métodos de ABC
Professor Renato pereira
LISBOA
2012
Índice
Introdução……………………………………………
Principais caraterísticas do sistema ABC……………
Tipos de atividades na abordagem ABC…………….
Vantagens e principais dificuldades da implementação do ABC………………………………………………
casos práticos ……………………………………….
Conclusão …………………………………………….
Bibliografia ………………………………………….
INTRODUÇÃO
As últimas décadas têm sido marcadas por profundas mudanças no mundo dos negócios. Devido à globalização da economia, as empresas passaram a focar seus esforços no aumento da produtividade com redução de custos, o que só é possível com um sistema de informações flexível e ágil, que forneça informações para a administração acompanhar a dinâmica do mercado.
Os sistemas tradicionais, conhecidos como sistemas de custeio baseados em volumes, foram desenhados para empresas que competiam no mercado com base em estratégicas de redução de custos de produtos homogéneos e manufacturados em grande escala para estoque. Estes sistemas apropriavam os custos indirectos com base em alguns atributos directamente relacionados com o volume de produção, tais como horas de mão-de-obra directa, horas-máquinas, valor de material consumido e outros critérios.
A nova abordagem requerida na administração dos custos, voltada à máxima produtividade e à necessidade de maior controle sobre os custos indirectos, que hoje são muito mais significativos, fez surgir uma outra metodologia de apuração de custos. É o que tem sido utilizado com sucesso em muitas empresas industriais e de serviços, por tratar como base de custeio as actividades desempenhadas dentro das empresas, facilitando consideravelmente a análise do negócio por processos e eliminando a arbitrariedade dos critérios de rateio. Essa metodologia é