COMPORTAMENTO ÉTICO NAS SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS e DIREITOS HUMANOS
Uma sociedade democrática é quando ela participa por completa de assuntos políticos do seu país. O cidadão ter direito ao voto e escolher qual será o seu representante. Assim as decisões políticas vem do povo.
Em nosso país hoje há muita corrupção, com a apropriação indevida de verbas públicas, que é mais do que antiética é um crime. Portanto por sermos um país democrático, o povo tem direito de realizar protestos por não estarem de acordo com atitudes de seus governantes.
Porém quando as manifestações extrapolam com o seu verdadeiro sentido, com a violência que leva ao vandalismo e que, em consequência, à destruição do patrimônio público e privado e à destruição de vida se tornam um “ato de criminalidade”, quebrando todos os conceitos éticos de democracia.
Um grande governante deverá ser um profissional comprometido com a cidadania, terá que se comprometer e zelar a lei que é submetido, “o bom governante é aquele que coloca o interesse público acima de todas as coisas”.
Referências http://jornalavem.wordpress.com/2009/08/05/a-sociedade-democrtica/ http://www.significados.com.br/democracia/ http://www.significados.com.br/etica/ TEMA: DIREITOS HUMANOS A segurança como bem-estar e não apenas como necessidade de vigilância e punição
A sensação de segurança é muito importante para obter bem-estar, como seria bom se vivêssemos em uma sociedade onde a segurança não seja falha.
A vigilância e a punição dos infratores produzem uma sensação de segurança, pois apresenta um efeito preventivo. No entanto se tivéssemos leis mais rígidas, punições mais severas, a sociedade não viveria com medo de sair nas ruas, por ser assaltado, levar um tiro por bala perdida, violência etc. E onde se encontra o direito de ir e vir?
Enquanto a Declaração Universal dos Diretos Humanos fosse colocada em prática, como seríamos mais felizes, se não ficasse apenas no papel.
Referências