Comportamento Verbal
Instituto de Ciências Humanas
Departamento de Psicologia
Coração Eucarístico
Trabalho de Análise Experimental do Comportamento:
Comportamento Verbal
Aline Cristina da Conceição
Belo Horizonte
2013
Aline Cristina da Conceição
Trabalho de Análise Experimental do Comportamento:
Comportamento Verbal
Trabalho apresentado a Professora Monica Silveira Barrouin da Disciplina de Análise Experimental do Comportamento do curso de Psicologia do Coração Eucarístico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
BELO HORIZONTE
2º semestre / 2013
1. INTRODUÇÃO
Segundo Skinner (1957) o comportamento verbal é um comportamento operante, que ocorre quando o indivíduo se comporta e existe a mediação do outro. O ouvinte responde aos estímulos verbais produzidos pelo falante. O indivíduo é falante ao comportar-se verbalmente perante o outro e torna-se um ouvinte ao comportar-se funcionalmente a estímulos verbais produzidos por outros indivíduos. O comportamento verbal constitui uma resposta que ocorre sob o efeito de múltiplas causas.
O comportamento verbal é essencialmente definido pelo efeito sobre o comportamento do outro e, portanto pelo seu caráter relacional (no caso, uma relação social). Pode-se dizer que o comportamento verbal é basicamente uma relação entre o ambiente social, representado pelo outro, o ouvinte, e um organismo vivo, o emitente. O ouvinte atua como um estímulo discriminativo na presença do qual verbalizações ocorrem (assim como também, provavelmente, outras formas de comportamento, que, no entanto, ocorrem também em outros ambientes, ao contrário do verbal).
2. Objetivo
O presente experimento teve como objetivo, aprimorar os conceitos dados em sala de aula relacionados ao Treino Discriminativo, que serve para estabelecer o controle de estímulos, reforçando o comportamento na presença de SD (estímulo