Comportamento Químico dos Compostos Inorgânicos
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Campus Duque de Caxias
[ RELATÓRIO PRÁTICA I ]
Comportamento dos Compostos Iônicos – Inorgânica II
Prof: Vanessa
Dener Roldão, Letícia Andrade, Yasmim Lima
Duque de Caxias
1. Introdução
Uma ligação entre íons ocorre com a transferência definitiva de elétrons, essa ligação é caracterizada pela existência de forças de atração eletrostática entre íons. A atração que existe entre íons negativos (ânions) e positivos (cátions) dá origem à ligação iônica. Os compostos formados por ligações iônicas são denominados de compostos iônicos
Se os íons já estão formados e eletronicamente estáveis, haverá assim uma interação eletrostática, mais conhecida como ligação iônica. Esse fenômeno químico acontece graças à regra: cargas com sinais opostos se atraem. Os compostos derivados da ligação iônica são denominados de compostos iônicos e possuem estrutura eletronicamente neutra.
Os compostos iônicos são condutores de eletricidade, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido. Há existência de íons nestes compostos e como estes possuem liberdade de movimento são atraídos pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico.
Comportamento Químico
Hidrólise
Hidrólise é uma reação química de quebra de uma molécula por água. Reação de alteração de minerais envolvendo fluido aquoso com ions de hidrogênio (H+) ou de hidroxila (OH-) substituindo íons que são liberados para a solução. Determinada substância quebra-se em dois ou mais pedaços e essas moléculas novas complementam suas ligações químicas com os grupamentos H+ e OH-, resultantes da quebra da ligação química que ocorre em várias moléculas de água. Através de reações de hidrólise, os monómeros que constituem um polímero podem separar-se uns dos outros.
Deslocamento de Equilíbrio
São alterações