Comportamento organizacional
As mudanças rápidas do ambiente faz com a maiorias das pessoas tenham duvidas e incertezas em relação ao futuro, com isso percebe-se a necessidade de desenvolver sistemas cada vez mais aperfeiçoados.
Podemos identificar que o que vem distinguir as organizações inovadoras das tradicionais é o maior grau de compreensão e aceitação de seu relacionamento com o ambiente, com a conseqüente assunção do seu papel no sistema aberto, que possui uma gestão e administração participativa, que trabalha com mudanças e adaptações internas, que possui alta produtividade e qualidade nos serviços e produtos. Num ambiente estático era possível que as empresas subsistissem sem grandes alterações, quando muito melhorado um pouco aquilo que já tradicionalmente faziam.
Considerar a empresa como um sistema fechado, que dificulta as mudanças, tem baixa produtividade e baixa qualidade nos serviços e produtos, possuem uma incapacidade de administrar diferenças ambientais, organizacionais e comportamentais. falta de flexibilidade e de adaptação diversas, traz conseqüências extremamente disfuncionais como a da não preocupação com a inovação. A eficiência organizacional o processamento interno, a racionalidade administrativa, recebem maior ênfase, em detrimento da eficácia organizacional, ou seja, da capacidade de produzir resultados, e da efetividade da produção de resultados socialmente relevantes.
A organização renovadora é aquela que se dispõe a mudar sua estrutura em resposta as necessidades e alterações do ambiente.
Compreender a motivação humana tem sido um desafio para muitos psicólogos e administradores. Várias pesquisas têm sido elaboradas e diversas teorias têm tentado explicar o funcionamento desta força que leva as pessoas a agirem em prol do alcance de objetivos. Enquetes a