Comportamento organizacional
Origem:
A Escola do Planejamento, a segunda do grupo das escolas prescritivas é contemporânea da Escola de Design e sua origem encontra-se nos trabalhos de Igor Ansoff em 1965 e George Steiner, que separou o processo em etapas (Premissas, Desenvolvimento e Implementação) em 1969.
Conceito:
Planejamento Estratégico - é um conjunto sistemático de prioridades e decisões que tem como intuito a previsão de desenvolvimento da organização a médio e longo prazo. Consiste no desdobramento da análise SWOT em fixação dos objetivos, análise das condições externas, análise das condições internas, avaliação e operacionalização da estratégia.
Premissas:
A Escola do Planejamento contribuiu com as definições dos conceitos de objetivos, metas e estratégias, técnicas de análise de riscos, avaliação da estratégia competitiva, curva do valor e cálculos de valor para o acionista.
Exige uma execução altamente formal e programada, e cumpre obrigatoriamente uma sequência lógica de etapas.
1.‘As estratégias devem resultar de um processo controlado e consciente de planejamento formal, decomposto em etapas distintas delineada por listas de verificação e apoiada em técnicas’.
2. ‘A responsabilidade de todo o processo é do executivo principal mas a de execução está com os planejadores’.
3. ‘As estratégias surgem prontas do processo, devendo ser explicitadas para a implementação para que possam ser detalhadas em objetivos, orçamento e planos operacionais’.
4. ‘Planejamento de cenários como uma ferramenta do arsenal do estrategista’.
5. ‘Controle estratégico para manter a organização nos trilhos estratégicos pretendidos, o que na prática, poucas empresas conseguem’.
Contribuições: * Michael Porter adotou uma visão de que a estratégia se reduz a posições genéricas selecionadas por meio de análises formalizadas das situações da indústria. A formulação da estratégia tem que ser precedida de exame profundo da indústria e de uma