Comportamento organizacional
Para a obtenção de sucesso, toda organização ou empreendimento depende de fatores internos e externos. Dos fatores internos destacamos que a Estrutura desta tem que ser bem elaborada, com normas e metas definidas, estipulando um sistema de comunicação formal ou informal (falada, escrita, eletrônica , feedback, ascendente ou descendente) eficiente e devidamente clara, de forma que a transferência e a compreensão do significado desta, venha promover a qualificação do desempenho funcional de todos., pois a não compreensão adequada de informações, levam à incertezas e conseqüentemente menor satisfação, erros ou falhas na produtividade.
Haja a formação das equipes de trabalho em todas as áreas (formais ou informais) e suas características de funcionamento mantidas sempre com treinamentos, motivação, comportamento Ético, comprometimento único, coesão aos fins almejados pela organização. Isto claro somente é possível, através do bom desempenho dos líderes, que pelas exigências atuais, precisam ter competência, carisma, seja transformador, que saiba desenvolver com clareza junto à equipe, os objetivos, metas, atividades a realizar, que transmita espírito de confiança e motivação. A organização precisa também promover aos colaboradores, realizações pessoais, tipo “recompensas” ou outros benefícios que com certeza trarão mais comprometimento destes no desempenho de suas tarefas, formando indivíduos cooperativos, comprometidos, envolvidos com as tarefas e assim obtendo finalmente equipes vencedoras, que não pensam somente em si mas no todo. Hoje é fato a compreensão de que o trabalho em equipe facilita atingir metas, porém juntar pessoas com características diferentes para obterem algo em comum tornou-se tarefa difícil, daí a necessidade de lideres que mostra caminhos, motivam, orientam e obtenha de forma amigável a determinação de todos.
Tivemos na análise da imagem trabalho em equipe de “os vigaristas” o exemplo claro da falta de “sincronia” entre grupos,