Comportamento organizacional
Polo Taquara
Ciências Contábeis
Comportamento Organizacional
Ana Júlia Trindade – 405350
Bruna Celenara Farias – 405354
Juliano Birkhann – 405366
Taís Pereira Gomes Bragamonte – 405348
Profa. Ma. Yaeko Ozaki
Profa. Ivania Ferreira Vaz
Taquara, 23 de abril de 2013.
SUMÁRIO
1-Introdução 3
2- Capítulo 1 4 2.1- Definições de Comportamento Organizacional 4
3- Capítulo 2 5 3.1- Inovação 5
3.2- Inovação tecnológica nas empresas brasileiras 9
4- Capítulo 3 10 4.1- Trabalho em Equipe 10
5- Capítulo 4 11 5.1- Percepção e Comunicação 11
5.2- Percepção e Comunicação na Organização 11
6- Conclusão 13
7- Referências 14
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é compreender o conceito de comportamento, sua importância, suas aplicações, seus ramos de estudo.
O comportamento organizacional pode ser analisado de duas formas: qualitativa ou quantitativamente. Por meio de alguns indicadores representados pelo desempenho econômico financeiro. O redirecionamento organizacional é possível através do diagnóstico das informações qualitativas e quantitativas. Uma vez que este possibilita a empresa vantagens competitivas, por meio de estabelecimento de estratégias, correções de políticas e práticas, formação de uma equipe qualificada, entre outras medidas. Os profissionais envolvidos com questões estratégicas e táticas de uma empresa, além de serem altamente qualificados necessitam de recursos de informação adequados, para assim buscar alternativas e tomar decisões com eficiência e eficácia.
Através da analise da eficiência e eficácia das atividades de uma organização, podemos analisar se esta desempenha seu papel com sucesso, ou se há necessidade de haver mudanças na estrutura da organização. Para que uma organização seja eficiente e eficaz é necessário resolver os problemas conforme sua natureza e